Tipos de Óleos Sintéticos
1 – Hidrocarbonetos Sintéticos:
Este sãos óleos que tem em sua composto formulado a partir da extração de óleos minerais. Em seu processo, são levados a sinterização, eliminando dessa forma os radicais livres e impurezas que possam surgir, o que o torna mais estável e limpo, livre de oxidação, por exemplo.
Também é através desse procedimento que se consegue obter excelência quanto a viscosidade-temperatura.
2 – Poliolésteres:
São utilizados para a fabricação de lubrificantes especiais, fluídos de freios, fluídos de corte e óleos hidráulicos, que podem ser ou não, miscíveis a água.
3 – Diésteres:
É um processo de ligação entre ácidos e álcoois que se dá através da perda da água. Assim, alguns grupos acabam formando o Ester, que tem como destino o uso em lubrificantes e graxas lubrificantes. Hoje em dia, são os mais utilizados para lubrificação em turbinas de avião por se ajustarem rapidamente à altas e baixas temperaturas.
4 – De silicone:
Os principais pontos se dão através da resistência a altas e baixas temperaturas, bem como a resistência ao envelhecimento e alto índice de viscosidade presente. Aqui, destacam-se no ramo de produção o Fenil-poliloxanes e o Methil-Poliloxanes. É resistente a influência de produtos químicos, como ácidos e solventes.
5 – Poliésteres Perfluorados:
Também conhecidos como óleos de flúor. Tem uma estabilidade excelente quanto a influência química. Quimicamente inertes, contudo, se não forem submetidos a temperaturas acima de 260 graus para não liberarem vapores tóxicos.